terça-feira, 11 de maio de 2010

A seleção que eu queria ver

Conversando com o @Dcontarini após a convocação mirrada do Dunga, eu (atleticano) e ele (cruzeirense) chegamos a um consenso muito pirado sobre uma possível seleção brasileira para a copa de 2010:

Julio Cesar - goleiro
Juan - zagueiro
Lucio - zagueiro
Maicon - lateral direito
Michel Bastos - lateral esquerdo
Gilberto Silva - volante
Kaká - meia
Robinho - meia
Ronaldinho Gaúcho - meia-atacante
Luís Fabiano - atacante
Ronaldo - matador


Como puderam ver, nós pegamos a base da seleção do Dunga e fizemos algumas alterações:

1- O gol e a defesa nós deixamos sem mudança (o Dunga convocou bem).
2- jogaríamos apenas com um volante (Gilberto Silva), colocaríamos Kaká e Robinho como meias de criação.
3- convocaríamos SIM o R. Gaúcho pro lugar do Josué, por exemplo, e colocaríamos como meia atacante.
4- Montaria o ataque com o Luís Fabiano e o Ronaldo (sim, o fenômeno). E porque? Simples: o Dunga convocou Nilmar (corredor), Luís Fabiano (corredor), Robinho (corredor) e Graffite (acha que joga igual o Adriano, mas, como todo bom grafite, quando é forçado, quebra). Então, o que o ataque precisa é de um atacante daqueles PESADOS, Daqueles que não se movem com qualquer empurrão, para ficar lá dentro do ataque mesmo, só esperando sobra de bola. Tem que ser matador.

E porque o Ronaldo?
Porque ele é o Ronaldo. Simples assim. Nasci em 1986, então, desde as copas que tenho lembrança (ou seja, desde a copa de 90), cujo Brasil foi vitorioso (94 e 2002), a seleção tinha esse matador que fica dentro da área e só empurra pra dentro do gol. Em 94 tinhamos o Romário, e em 2002 o próprio Ronaldo. Precisamos de um jogador com uma noção de posicionamento apuradíssima, e que seja um matador. Atualmente, no futebol brasileiro, eu poderia dizer que o Kléber (Cruzeiro) é um jogador que cumpre bem essa função, além de estar com o preparo físico em dia.

Mas, convenhamos, Ronaldo é Ronaldo. Treme as bases de qualquer defesa do mundo.


E a reserva? Quem iria?
Normalmente, são 7 jogadores que são escalados (6 na linha + 1 goleiro), então, eu e o @Dcontarini faríamos da seguinte maneira:

Gomes - goleiro
Dani Alves - lateral direito
Gilberto - lateral esquerdo
Luisão - zagueiro
Felipe Melo - volante
Ramires - meia
Nilmar
- atacante

E achamos que é assim. Essa seleção que montamos, é uma seleção que mete muito medo nos adversários, é uma seleção com a defesa muito consistente, o meio extremamente criativo e rápido e o ataque conciso e matador.

Mas, obviamente, como o Dunga é retranqueiro, ele jamais convocaria uma seleção assim.

No mais, agora é torcer pra seleção que o Dunga convocou (você pode ver a lista aqui), e esperar que o hexa venha em 2010, e não em 2014! u.u


por: @RaphaGarcia


update 1: Não. Ganso e Neymar, nesta lista, não. Achamos que o time do Santos é muito bom, quando está jogando no Santos. Ganso e Neymar são jogadores excepcionais, mas acho que a amarelinha pesa muito em época de copa. E guardar esses jogadores para um "momento de problema" na copa, e queimá-los caso eles não resolvam a situação é algo muito arriscado. Além do quê, o Dunga (ou qualquer outro técnico) vai ter muuuuuuito tempo pra "testar" Ganso e Neymar durante as eliminatórias para 2014, que o Brasil não vai participar porque é o país-sede.

Nenhum comentário: