quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Enfim alguma coisa construtiva por aqui!

"De ontem em diante, serei o que sou no instante agora, onde ontem, hoje e amanhã são a mesma coisa, sem a idéia ilusória de que o dia, a noite e a madrugada são coisas distintas, separadas pelo canto de um galo velho.
(...)
Minha vida inteira é meu dia inteiro.
Meus dilúvios imaginários, ainda faço no chuveiro..."



Pois é, criançada! Disse que ia atualizar o blog, e cá estou eu a escrever nesse cantinho onde ninguém comenta, mas MUITA GENTE lê.

Então, eu tinha dito no meu flog que eu ia tocar baixo por um tempo e ia fazer umas fotos, e tal. Dito e feito! Eu toquei baixo durante toda a tarde, e ao entardecer, eu aproveitei o último minuto (literalmente) do pôr-do-sol para fazer algumas fotos. Elas ficaram bacanas e eu acabei postando 3 delas no meu flickr!

E é até engraçado eu tocar nesse assunto de "pôr-do-sol", fotografia e tal! Já tinha um tempo que eu queria falar sobre fotografia aqui no blog.

Como muita gente já sabe, eu me interesso pra caralho por fotografia, imagens, câmeras fotográficas e tal. Portanto hoje eu vou substituir o "blá blá blá" de sempre, por alguns tópicos interessantes sobre fotografia, pra quem quiser ler e sacar um tiquinho mais sobre o que se deve fazer pra deixar o "modo automático" da câmera, e começar a criar seu próprio estilo ao fotografar! :D

Então vamos lá!

Mas aaaaaaantes de começar a sair apertando o disparador da câmera, você precisa de saber algumas coisas super importantes:

1- Na fotografia, somente a prática leva à perfeição
1- Você nunca vai ter aprendido o suficiente pra dizer que sabe de tudo
1- Quanto mais você fuçar na sua câmera, mais você vai saber dos truques e das manhas dela, e mais rápido você vai saber resolver os problemas e fazer as configurações necessárias para cada tipo de foto.
1- Quanto mais fotos você tirar e mais testes com diferentes configurações e combinações de ISO, obturador, diafragma (e outras coisas...) você fizer, mais rápido você vai saber o que você vai ter que usar para fazer uma foto.

E acredite: Tem horas que É FUNDAMENTAL o fato de você estar em sintonia com a sua câmera e com o que está rolando!!!! Às vezes, as melhores fotos saem num intervalo de tempo menor que UM CENTÉSIMO DE SEGUNDO!


Mas vamos pra parte "teórico-teórica" da parada:

Fases na leitura de uma imagem, ou da composição de uma foto:

Na teoria não vai muito além do que isso não! Com o tempo e com a prática, todos esses processos se tornam altamente "automáticos" dentro da sua cabeça (e da sua câmera :D)

1. Percepção
Formas e tonalidades dominantes

2. Identificação
Identificação dos componentes da imagem e registro mental de seu conteúdo.

3. Interpretação
Processo interpretativo baseado na bagagem sócio-cultural do indivíduo

“O trabalho mais importante e, possivelmente, mais difícil do fotógrafo não é aprender a manejar sua câmera, a revelar ou copiar. É aprender a ver fotograficamente – aprender a ver seu assunto nos termos das capacidades de seus instrumentos e processos, de tal forma que ele possa, instantaneamente, transpor os elementos e valores da cena diante dele para dentro da fotografia que ele quer fazer”. (Edward Weston)

Tendo isso tudo dentro da sua cabeça, você já tem condições de imaginar a foto antes mesmo de você meter o dedão no disparador!!!


Agora vamos à parte "prático-teórica" da coisa:

Para se fotografar, você precisa ter em mente alguns pontos na Câmera:

- ISO
O índice ISO, mede a sensibilidade à luz. Quanto maior o índice ISO, mais sensível à luz é o filme ou o sensor. Quanto mais alto o ISO, menor a quantidade de luz que você precisa para registrar uma cena, mas em "descompensação", maior será a "granulação" (ruídos) que a foto sofrerá, e dependendo do resultado que você deseja, a foto não sairá satisfatória.

As pessoas costumam deixar o ISO no modo "auto", mas isso não é uma boa idéia, quando você quer fazer alguma modificação mais intensa na iluminação da foto.

Quando há iluminação natural adequada (cenas à luz de um dia ensolarado) um ISO 80, 100 é adequado. Para dias nublados ou para quaisquer outros registros com baixa iluminação (um show noturno, por exemplo) recomenda-se no mínimo ISO 200, 400 ou maior.

- Velocidade do Obturador.
Igualmente ao ISO, mas com algumas diferenças:
Velocidade do Obturador é o Tempo de exposição da cena. é medida sempre em frações de segundo, ex. 1/1000, 1/500, 1/250... Que são Velocidades rápidas, 1/125 1/60... Velocidades médias e 1/30, 1/10, 1s... São Velocidades Baixas e quase sempre precisam de um tripé ou outro apoio fixo. As velocidades "rápidas" são comumente visualizadas nas câmeras como apenas o denominador (ex.: 1000, 500, 250...) Já velocidades "baixas" (é a famosa "Longa exposição") são comumente visualizadas nas câmeras como o número, seguido do símbolo de segundos (ex.: 1", 2", 5", 10", 30"...)

- Abertura de Diafragma
Regula a QUANTIDADE de luz que vai impressionar no CCD, é responsável pela Profundidade de Campo, Que é a zona de Foco Aceitavél entre a Câmera <-> Assunto a ser fotografado

É representada por números "F"
Ex: F1.4 ; F2 ; F2.8 ; F4 ; F5.6
Nº grande = diafragma mais FECHADO = menos luz sensibilizando o sensor (CCD ou CMOS)
Nº pequeno = diafragma mais ABERTO = mais luz sensibilizando o sensor (CCD ou CMOS)

- Foco
É o que você quer deixar nítido na foto. Às vezes o assunto principal, ficando desfocado, pode criar um efeito interessante, mas tem que ser usado com criatividade, senão vai parecer um erro. O Foco pode ser "manual" ou "automático". Nas câmeras compactas e prossumer, o foco manual é meio chatinho de se mexer, por isso todo mundo usa o "auto focus", mas nas câmeras profissionais, o foco manual é ajustado na própria lente.

- "White Balance"
Esta opção é sobre as condições de luz no ambiente em que você se encontra. Utilizando o modo "One Push Set", você aponta a câmera para o assunto a ser fotografado, e vá até o modo "one push set", para que a câmera faça uma leitura, e balanceie as cores e o branco da imagem. As câmeras também possuem modos predefinidos como "Flash", "Incandescent", "Fluorescent", entre outros. Não é "incorreto" usá-los! Cada um deles (e isso vale pra toda e qualquer função da câmera) pode, E DEVE, ser utilizados de acordo com a SUA necessidade!

(fonte: Comunidade Orkut: "Sony Cybershot H2 H5 | H7 e H9", Apostilas de Fotografia Publicitária, minha cabeça :D)

...

Bom, agora que vocês já tem os pontos principais já explicados, fucem as suas câmeras, leiam o manual de instrução, aprendam a mexer nelas, pratique, pratique, pratique, leia, leia, leia, seja curioso(a), deixem a preguiça de lado, levantem a bunda da cadeira do PC e vão fotografar! =DDDDDDDDD


:***
(pra disfarçar as chateações...)






(♪♫= O Teatro Mágico - Realejo)

2 comentários:

Unknown disse...

um dia vou ser uma boua fotografa..err
se o sennhro garcia me ensinar eh claro
=P
eehh a gnte vai ter nossa agencia publicitaria-comunicativa tbm neeeah?

(LLLLLL)

Cotti disse...

Isso é coisa de gente rica, e ponto final.